sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MEMORIAL COMBATENTES - INAUGURAÇÃO

 


Foi inaugurado no passado Sábado o Monumento aos Combatentes de Avintes.
A cerimónia  contou com a presença 
dos seguintes convidados:
Sr. Tenente-Coronel Carlos Barradas Fernandes, em representação do Sr. Coronel José Mendes Ferreiro, Comandante do RA 5 - Regimento de Artilharia 5 (Serra do Pilar).
Sr. Coronel de Infantaria Comando José Manuel Belchior, Presidente da Liga dos Combatentes do Porto, em representação do Sr. General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes.
Sr. Padre José Augusto Oliveira, pároco da nossa freguesia, acompanhado do Sr. Diácono Maia.
Sr. Arquitecto Octávio Alves, autor do nosso Monumento.
Sr. António José Vieira dos Santos, presidente da Junta de Freguesia de Avintes.
Sra. D. Celeste Isaura Filipe, presidente da Assembleia de Freguesia de Avintes.
  
Sr. César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia.
Sr. Vereador Rui Cardoso, em representação da Presidente de Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Sra. Dra. Amélia Traça.
Várias colectividades de Avintes fizeram-se representar bem como várias Associações de Combatentes e representantes de unidades militares que estiveram em África.
Estiveram presentes ainda muitos dos nossos Combatentes de Avintes e familiares bem como população Avintense.





Esteve presente uma força militar acompanhada de um clarim para efectuar a cerimónia de homenagem aos mortos.



Antes do início da sessão tivemos a actuação da Tuna Sénior da ACMA, dirigida pelo Sr. Prof. Júlio Pinto.

O Sr. Dr. Cardoso Magalhães, Presidente da Assembleia Geral, procedeu à abertura da cerimónia e disse algumas palavras alusivas ao momento.


O Sr. Josué Ribeiro Oliveira Júnior explicou o motivo porque estávamos ali tendo feito uma resenha do percurso efectuado até chegarmos a este momento. Foi um longo discurso, carregado de emoção própria de quem viveu a guerra. Referiu vários colegas que estiveram na génese deste momento, tendo palavras especiais para o Sr. Francisco Lopes dos Santos (o nosso Chiquinho Rato) que foi o primeiro Avintense a embarcar para Angola, no navio NIASSA no dia 21 de Abril de 1961.


De seguida os Srs. César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal e o Sr. Vereador Rui Cardoso, procederam ao descerramento da placa de inauguração. Ao mesmo tempo foi retirada a tela que cobria o Monumento.






O Diácono Maia procedeu à benção do Monumento e de seguida deu-se início à CERIMÓNIA DE HOMENAGEM AOS MORTOS. Esta cerimónia é uma homenagem a todos aqueles que foram capazes de sacrificar a própria vida, combatendo em defesa de Portugal.




Neste Monumento que perpetuará a memória dos que serviram a Pátria até à suprema dádiva, pelos Sr. César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal e Sr. Vereador Rui Cardoso, foi feita a deposição de uma coroa de flores em honra destes Combatentes e ainda daqueles que entretanto já partiram.


De seguida o clarim executou o TOQUE DE SILÊNCIO e a Guarda de Honra APRESENTOU ARMA. Seguiu-se o TOQUE DE HOMENAGEM AOS MORTOS EM DEFESA DA PÁTRIA. Após UM MINUTO DE SILÊNCIO o clarim executou o TOQUE DE ALVORADA. Este toque simboliza o renascer daqueles que, em espírito, continuam a servir-nos de exemplo.





Finda a CERIMÓNIA DE HOMENAGEM AOS MORTOS passámos aos discursos das personalidades convidadas. Neste momento os familiares dos soldados que deram a vida pela Pátria deslocaram-se para junto das pedras tombadas que representam cada um dos dez Avintenses que caíram.




Em primeiro lugar discursou o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Senhor Vieira dos Santos por nós Combatentes considerado um dos pais do Monumento a par do anterior Presidente de Junta, Sr. Dr. Nuno Oliveira. Foi o Senhor Vieira dos Santos que nos prometeu encontrar um Arquitecto amigo para nos apresentar um projecto de Monumento. Contactou o seu Amigo Arquitecto Alves e assim começou a crescer a ideia de que iríamos finalmente ter um Monumento. Assim veio a acontecer.



De seguida usou da palavra a Sra. D. Celeste Isaura Filipe, Presidente da Assembleia de Freguesia
O Sr. Arquitecto Octávio Alves descreveu o Monumento tendo referido os vários simbolismos presentes.

De seguida o Sr.
Coronel de Infantaria Comando José Manuel Belchior, Presidente da Liga dos Combatentes do Porto teceu vários comentários a respeito dos Combatentes e do trabalho que a Liga dos Combatentes tem vindo a fazer.

O  Sr. César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal elogiou o empenho da Associação de Combatentes de Avintes e na sua qualidade de Combatente (cumpriu comissão em Moçambique) sentiu-se honrado porque também se sente representado neste Monumento - o primeiro Monumento ao Combatente construído em Vila Nova de Gaia.



O Sr. Vereador Engº. Rui Cardoso, aqui presente em representação da Sra. Presidente da Câmara Dra. Amélia Traça teceu palavras de circunstância tendo afirmado que o empenho da sociedade civil também é importante na concretização dos anseios da população.

Finalmente, em nome da Associação, o Sr. Antero Santos depois de fazer uma emotiva referência aos soldados africanos que o acompanharam, aos seis soldados da sua Companhia que foram fuzilados e às dezenas de sem-abrigo que hoje vagueiam por Lisboa, antigos soldados que combateram ao nosso lado e que foram abandonados pela Pátria que serviram, agradeceu a presença de todos.




Sem comentários: