sexta-feira, 15 de abril de 2011

FRANCISCO LOPES DOS SANTOS - Angola












Mensagem de Francisco Lopes dos Santos, Soldado condutor da CCAÇ 94, Negage, Ambriz e outros, Angola , 1961/63, com data de 12 de Abril de 2011
Gostaria de partilhar duas pequenas estórias, que têm coincidências curiosas, vividas por mim, aquando do meu regresso:
1º. -  No dia 21 de Abril de 1963, quando a minha unidade se deslocou para o porto de Luanda para o nosso regresso, o paquete Vera Cruz tinha acabado de chegar. Qual o meu espanto quando encontro, acabados de desembarcar no navio que me havia de trazer, três conterrâneos nossos: o Manuel Simões (vive em Gradouro), o Joaquim Alves Marques (conhecido como Quim Famalicão e que tem participado nos nossos convívios) e ainda o Francisco (conhecido como Chico Coveiro e que vive na zona de Quintã).

2º. - No dia 2 de Maio de 1963, depois de XX meses em Angola e de XX dias de viagem, chegamos a Lisboa a bordo do paquete Vera Cruz. Desembarcámos e de imediato iniciámos a viagem de comboio, de regresso a Braga. Viajámos durante toda a noite e chegámos a Braga no dia seguinte, dia 3 de Maio. Depois de sairmos do comboio, na estação de caminho de ferro de Braga, seguimos em desfile pela Avenida da Liberdade, Rua do Souto e outras artérias em direcção ao RI 8 - Regimento de Infantaria 8. Tratava-se do regresso à unidade mobilizadora e era aqui que tínhamos de fazer o espólio e, ao mesmo tempo, tratava-se também da primeira unidade que havia seguido para África. Depois da entrada no quartel e de ter feito o espólio, encontro já perfilhados para seguir, com destino a Lisboa e a Angola, os nossos conterrâneos José Manuel Ferreira Gonçalves (o Manuel Russo) e o José Maria Pinto da Costa (o nosso conhecido “Bombeiro”, que foi jogador do FCAvintes).

Gostaria ainda de divulgar algumas fotografias da minha passagem por Angola e de dar um destaque especial à fotografia do paquete Niassa, tirada no dia 21 de Abril de 1961; eu seguia a bordo - era o primeiro contingente de tropas que partia para África.

Gostaria ainda de destacar, pelo seu significado especial, demonstrativo da nossa Fé, da fotografia do andor de Nossa Senhora de Fátima, transportado por soldados, nas cerimónias de Fátima no distante ano de 1962, e que recebi em Angola, enviada pela minha noiva, hoje minha esposa; nessa fotografia a minha noiva escreveu a frase “Que Nossa Senhora de Fátima vos ajude”.


Fui sempre bom a fazer amizades


Com as papaias na rectaguarda


O regresso
 


 




Eu também sabia nadar...
 


O descanso do guerreiro


















A negociar um cacho de bananas...
  
...negócio fechado!















A fazer acção psicológica


Eu também sabia remar...
  

Reparem no pormenor da meia branca

Já escolhia bons pneus

Andor de Nª. Senhora de Fátima, 1962

21 de Abril de 1961 - 1ª partida do Niassa
  
Brevemente voltarei ao contacto dos meus camaradas de armas.


Sem comentários: