segunda-feira, 25 de abril de 2011

ARMINDO GOMES TEIXEIRA - Moçambique






Mensagem de Armindo Gomes Teixeira, Soldado Condutor Auto Rodas, da CCaç 2706, BCaç 2914, Condulo (Niassa), Moçambique, 1970/72

Fui à inspecção militar em 6 de Junho de 1968.

Sou incorporado no CICA 1, Centro de Instrução e Condução Auto, no Porto, em 29 de Setembro de 1969, onde fiz a recruta.

Fui transferido para o RI 6, Regimento de Infantaria 6, na Senhora da Hora em 23 de Novembro de 1969, onde fiz a especialidade de condutor.

Fui transferido para BC 9, Batalhão de Caçadores 9, em Viana do Castelo, em 25 de Novembro de 1970, onde permaneci cerca de um mês, e aqui saiu a ordem de que fui mobilizado para Moçambique.

Apresentei-me no BC 10, Batalhão de Caçadores 10, em Cheves, no dia 28 de Fevereiro de 1970 e fui incorporado na Companhia de Caçadores 2706 do Batalhão Caçadores 2914; depois de umas curtas férias segui para o RI 13, Regimentos de Infantaria 13, em Vila Real, onde aguardei a data de embarque.




Em 25 de Abril de1970 embarquei no Navio VERA CRUZ, com destino a Moçambique.

Cheguei a Lourenço Marques no dia 11 de Maio de 1970 pela manhã; no dia seguinte naveguei até à cidade da Beira, e desembarquei em Nacala; depois segui de combóio até Nova Freixo (Niassa) e de Nova Freixo até Candulo (Niassa) tendo ficado aqui aquartelado; ainda passei por Marrupa e Mecula.

Estive durante dois meses em Chamba, junto à fronteira com a antiga Tanzânia, num destacamento da minha Companhia. Depois fui colocado no Sector de Transportes de Marrupa, tendo aqui permanecido até ao fim da comissão.


Aquartelamento de Gandulo - vista da Serra de Mecula


No dia 10 de Junho de 1971, numa das muitas colunas que fizemos, sofremos uma emboscada, tendo as três primeiras viaturas caíram debaixo de fogo. Eu conduzia a terceira viatura mas felizmente não tive nenhum ferimento.



Vista aérea do quartel de Candulo

Durante o tempo que estive em Moçambique a minha companhia sofreu três baixas, duas em combate e uma por doença.

Regressei à Metrópole de avião e passei á disponibilidade em 30 de Abril de 1972

Vivo em Avintes desde 1965, sou casado e tenho dois filhor e três netos.

Sem comentários: